Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade


São considerados Serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade aqueles que oferecem atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. A convivência familiar está mantida, embora os vínculos possam estar fragilizados ou até mesmo ameaçados.

Estes serviços demandam maior especialização no acompanhamento familiar e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Nessa direção, exigem uma gestão mais complexa e articulada com a rede de assistência social das outras políticas públicas, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e outros Órgãos de defesa dos Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos.

Os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade se dividem em: adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; serviço de proteção e atendimento especializado à famílias e indivíduos (Paefi); pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; pessoas em situação de rua e abordagem social.


- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua (Centro Pop)

- Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS)

- Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida de L.A e P.S.C

- Serviço de Proteção Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias - PEDI

- Centro Dia Idoso