Proteção Social Especial


A Proteção Social Especial destina-se à famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras.

Os serviços de Proteção Social Especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, exigindo muitas vezes uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo.


- Serviços de Média Complexidade
Destina-se aos núcleos familiares cujos vínculos ainda não foram rompidos. Estes serviços são executados através dos Centros Especializados de Referência de Assistência Social - CREAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua - Centro Pop.

- Serviços de Alta Complexidade
Destina-se às famílias quando os vínculos foram rompidos (acolhimento nas modalidades institucional ou familiar). Estes serviços são executados em parceria com Organizações da Sociedade Civil.