Destaques


Seminário reúne representantes de 57 cidades para implementação do Criança Feliz

20/06
2017



Aproximadamente 200 técnicos, representantes de 57 municípios de quatro Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Piracicaba, Campinas, Sorocaba e Mogiana - participaram hoje, 20/06, do seminário de implantação do programa do Governo Federal, Criança Feliz. O evento, que continua amanhã, foi aberto pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, no auditório da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). O Criança Feliz tem o objetivo de intensificar o acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada da Assistência Social.

Participaram da abertura, ainda, a coordenadora estadual do Criança Feliz, Lígia Pimenta, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, a diretora da Drad Piracicaba, Maria Germek, e o diretor da Fumep, Antônio Carlos Copatto.

Barjas Negri ressaltou a importância de programas como o Criança Feliz, que focam no período da infância. “A melhor formação se dá na infância. Quanto mais a gente trabalhar e acolher a criança, melhor será seu desenvolvimento. Agradeço por Piracicaba ter sido escolhida para sediar esse seminário”, disse o prefeito.

Pesaro lembrou que o Estado de São Paulo já conta com um programa que atende as crianças, o Primeiríssima Infância, que é uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Saúde. Para ele, o Criança Feliz vem para melhorar ainda mais esse atendimento. “Com o Criança Feliz vamos verificar as necessidades dessas famílias, que vivem em situação de risco social, e dessa forma tentar um atendimento integral. Vamos entrar na casa dessas famílias, claro, com o consentimento delas. É para isso que estamos qualificando educadores, assistentes sociais, que chamamos de visitadores, que irão abordar essas famílias e apoiá-las no desenvolvimento da primeira infância de suas crianças”, disse.

OBJETIVO - O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Autor e Foto: Eleni Destro
Fonte: CCS       


  • 1918
  • 1919