Fumdeca: prazo pra destinar IR pro Fundo termina na terça (30)

2020

O prazo para destinar recursos do Imposto de Renda pro Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente termina na próxima terça-feira (30), prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda. A destinação garante que os recursos fiquem em Piracicaba e possam ser investidos em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para destinar até 3% do valor devido ao Fumdeca, a pessoa física deve optar pelo modelo completo de declaração de imposto de renda. Para Fabiane Fischer Gomes Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), permite a oportunidade de ver o que é feito com os impostos. “Doar para nossa cidade e ter a oportunidade de ver o que é feito com este dinheiro é o que todos querem, não é mesmo. Então, doe e acompanhe os projetos sociais da nossa Piracicaba.” O presidente do CMDCA, Roger Nascimento, enfatiza a importância da destinação, principalmente no período que o mundo atravess. “Com a pandemia, a necessidade do olhar atento para os direitos da criança e do adolescente é fundamental. A destinação pro Fundo é uma segurança de recursos para que projetos destinados à proteção continuem a ser executados.” COMO DESTINAR: Para destinar até 3% do valor devido ao Fumdeca, a pessoa física deve optar pelo modelo completo de declaração de imposto de renda. Ao realizar a declaração, na área de resumo, vá ao campo declaração, opte por “Doação Diretamente na Declaração – ECA; escolha o tipo de Fundo Municipal, optando pela cidade de Piracicaba. Assim que realizar a escolha, o sistema mostrará o valor disponível a ser destinado e será emitido um Darf exclusivo com destinação ao Fundo Municipal. Este Darf deve ser pago até o final do horário de expediente bancário do dia 30 de junho. Feito o pagamento, a destinação será concluída. O FUNDO - criado para promover ações que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - é composto por recursos arrecadados por meio do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que delibera sobre os recursos para o financiamento de projetos às organizações sociais voltadas a este público. Os projetos aprovados pelo CMDCA atendem à promoção, proteção e defesa de direitos baseados em cultura, esportes e lazer; ações complementares ao serviço de acolhimento e de medidas socioeducativas; aprendizagem profissional; enfrentamento da violência, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes; estímulo à autonomia de crianças e adolescentes com deficiência. Para receberem os recursos, as entidades sociais apresentam projetos viáveis para execução de um trabalho voltado à criança e ao adolescente.