Semdes finaliza capacitação sobre fortalecimento do SUAS

Mais de 50 técnicos participaram da assessoria
Com início no mês de fevereiro, a capacitação para o trabalho de fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, realizada para as equipes técnicas dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), teve fim no mês de novembro, com evolução positiva em relação aos trabalhos desenvolvidos durante a assessoria.
A capacitação realizada pela consultora de assuntos relativos à família, direitos da criança e do adolescente e políticas públicas no Brasil e na América Latina, Gabriela Schreiner, foi desenvolvida com o objetivo de ampliar o conhecimento e fortalecer a capacidade das equipes quanto ao trabalho social voltado às famílias e a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios de abrangência das unidades, ligadas aos departamentos da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade.
Durante a assessoria, as equipes receberam visitas técnicas, participaram de reuniões, cursos sobre a atuação nos Cras e Creas, trabalho social com famílias, assessoria para o fluxo de trabalho, capacitações sobre a metodologia para o desenvolvimento de habilidades aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e apresentação de resultados.
Em paralelo, para formalizar na prática as ações discutidas nas reuniões, as unidades de atendimento realizaram atividades com as famílias. Mais de 80 pessoas participaram das oficinas de “Participação Social” oferecidas pelos Cras, com o intuito de fomentar a reflexão sobre a importância e os meios de participação social em espaços públicos de consulta popular e/ou deliberativo. Além da oficina, as unidades ofereceram diversas atividades relacionadas à capacitação.
Segundo as diretoras Marlene de Souza, da Proteção Básica e Fabiana Menegon da Proteção Especial, em nove meses, foi possível desenvolver um ótimo trabalho. “Foi um grande investimento para o município na área social, que aprimorou as ações já realizadas no atendimento, possibilitando maior qualidade dos serviços”, comentam.
A área social conta hoje com 10 unidades de atendimento social às famílias, instaladas no município de Piracicaba. Dessas, sete unidades do Cras nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini, atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. As unidades do Creas são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.